Ligar: (47) 3034-9600
  1. Página Inicial
  2. Blog
  3. Tendências para iluminação de interiores
Buscar
no blog
Categorias
de posts
BLOG
Publicado em 04.06.2019

Tendências para iluminação de interiores

Além de cumprir seu aspecto funcional, a iluminação tornou-se parte do estilo e identidade de imóveis. Atualmente, objetos como abajures e lustres cumprem o papel de levar mais design, funcionalidade e praticidade para qualquer ambiente e por essa razão novas tendências para iluminação de interiores são lançadas com frequência. Uma das principais referências no assunto é o evento Salone del Mobile, que acontece todos os anos na Semana de Design de Milão.

Durante o mês de abril, o Salone del Mobile surpreende a todos com as principais novidades do setor e neste ano o evento recebeu a Bienal Euroluce, uma exposição internacional de design de iluminação. Entre as principais referências, a Euroluce apresentou produtos que remetem ao passado, tecnologia e sustentabilidade. Conheça as principais tendências para iluminação de interiores em 2019.

Redescobrindo o passado

O estilo retrô nunca saiu de moda, mas desta vez peças antigas foram redescobertas, não somente como símbolos do passado, mas como uma inspiração para o futuro. Um estúdio de arquitetura ucraniano que estreou na Euroluce este ano, por exemplo, apresentou uma coleção de peças artesanais inspirada em históricos vasos de cerâmica.

Já a coleção Papilio brinca com a estética retrô a partir de um jogo de luz e sombras. O efeito proporciona ao ambiente uma atmosfera mais dramática e intimista.

Inspiração no orgânico

Objetos funcionais e elementos de construção aliados a uma ideia sustentável estão cada mais presente em mostras e projetos por todo o mundo (já falamos um pouco mais sobre decoração orgânica aqui). Portanto, em tendências de iluminação não seria diferente. São peças inspiradas na natureza, feitas com material sustentável e em sintonia com o meio ambiente.

Um dos sistemas de módulos apresentado na Bienal Euroluce, por exemplo, foi inspirado em ramos de uma árvore. A estrutura luminosa pode ser montada na parede ou estruturada para o teto.

Já o design de Marcel Wanders para a empresa espanhola Lladró, apresenta a beleza de pétalas em porcelana, com tonalidades que trazem suavidade.

Tecnologia e iluminação

A vida cotidiana inteligente vem inspirando a inovação também nos setores de design e iluminação. Durante a Bienal, a empresa italiana Artemide foi uma das que apresentou ao mundo peças inteligentes que respondem à presença de pessoas e se adaptam às suas necessidades. Soluções inteligentes como aparelhos com funções integradas, conectividade sem fio e sensores para regulagem de cor e temperatura de luz foram alguns dos recursos que surpreenderam.

O projeto La Linea, por exemplo, consiste em um tubo de luz flexível, capaz de girar e entortar-se em todas as direções, permitindo ao usuário configurar a luminária de diferentes maneiras.

Já o projeto Coordinates, feito a partir de elementos compostos, permite que o seu proprietário possa montá-lo como quiser.

Quer conferir outras tendências para iluminação de interiores? Você pode descobrir o novo e se inspirar ao visitar os imóveis exclusivos Otto House, em Joinville. Agende uma visita conosco!

Compartilhe agora:
Publicado em 30.10.2020
Alugar ou comprar um imóvel?
Você está pensando em trocar de imóvel em 2020? Sabemos que esta é uma decisão que demanda tempo e muita consideração. Afinal, vai afetar a sua rotina e a de toda a sua família. Uma das principais dúvidas...
Publicado em 14.05.2019
Decoração orgânica: a busca por um ambiente mais funcional e um mundo melhor
De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética, o consumo de energia elétrica no Brasil aumentou 1,1% no último ano. Entre 2016 e 2017, a geração per capita de resíduos sólidos urbanos no país cresceu 0,48%. Segundo dados do
Comentários sobre este conteúdo
Assine nossa
Newsletter:
Fale conosco
por WhatsApp!