Voltar ao site

Feng Shui na sua casa: técnicas para harmonizar o seu lar

Já pensou em começar o novo ano com seu lar em completo equilíbrio e harmonia? É o que todos querem, não é mesmo? Pois existe uma arte milenar que pode te ajudar a alcançar este objetivo e temos certeza que você já ouviu falar nela. 

O Feng Shui trabalha a harmonização energética dos ambientes e suas técnicas prometem levar mais sintonia para dentro do seu lar. Quer saber como aplicá-las na prática? É só conferir nossas dicas para saber como adotar o Feng Shui na sua casa.

Qual é o significado de Feng Shui?

A tradução literal da palavra Feng Shui quer dizer “Vento - Água”, considerando a interação do ser humano com as forças da natureza. Esta arte chinesa existe há mais de 4 mil anos e foi propagada por antigos mestres que tinham como costume observar os efeitos positivos e negativos da natureza em seu entorno. 

Os praticantes do Feng Shui acreditam que cada ambiente possui uma energia específica, conhecida como “Chi”. A disposição de móveis e objetos em cada cômodo da casa, por sua vez, impacta este fluxo de energia e por isso não deve ser feita de forma aleatória. 

Feng Shui na sua casa

A técnica pode ser aplicada em residências e empresas para atrair proteção, prosperidade e harmonia. Se você quer adotar práticas de Feng Shui no seu lar, o primeiro passo é conhecer o baguá: um mapa dos centros de energia de cada cômodo da sua casa. Ele é dividido em oito segmentos que influenciam a sua vida. São eles:

Dependendo da maneira que os ambientes da sua casa estão organizados, a energia de cada um desses segmentos irá fluir livremente ou se perderá. E ninguém quer ser infeliz em qualquer uma dessas áreas, não é mesmo? Então vamos aos ensinamentos.

Posicionamento dos móveis

Cada ambiente tem um móvel que melhor lhe representa e estas peças devem ser sempre posicionadas em um ponto de comando. Desta forma, sofás, camas e mesas, por exemplo, devem ficar de frente para a porta principal, preferencialmente no centro do ambiente.

Quarto em harmonia

A sua cama, como peça chave do quarto, deve ficar posicionada de maneira que você possa ver a porta, mas nunca ficar diretamente em frente à entrada. Também é indicado que a cabeceira fique encostada em uma parede sem janelas e que não faça divisa com o banheiro, já que este ambiente pode drenar as energias boas.

Objetos pesados pendentes

Ainda no quarto, é indicado evitar pendurar peças pesadas (como lustres) sobre a cabeceira da cama. Além de ser uma prática de bom senso, a presença de peças pesadas sob a sua cabeça pode causar sentimentos de ansiedade e preocupação

Água corrente no quadrante da prosperidade

Seguindo o diagrama de baguá, cada cantinho da sua casa representa um segmento da sua vida. Se você está precisando de dinheiro para equilibrar as contas, por exemplo, é indicado posicionar uma fonte de água corrente no quadrante da prosperidade. Pode ser uma fonte pequena ou até mesmo um aquário. O importante é garantir que ela esteja lá, para que não falte dinheiro na sua rotina

Boa recepção

O hall de entrada da sua casa estimula o fluxo de energia de fora para dentro do seu lar. Por isso, o hall deve estar sempre bem iluminado, organizado e limpo. Espelhos também são bem recomendados, já que atraem boas energias.

Arte nos corredores

Fotos, quadros e tapetes ajudam a energia a circular pela casa. Por isso, a presença deles é bastante indicada nos corredores e locais de passagem.

Cuidado com o banheiro

O banheiro tem um significado negativo na prática do Feng Shui. Este espaço pode ser responsável por drenar as energias boas do ambiente, portanto, sempre deixe a tampa do vaso sanitário abaixada e lembre-se de manter a porta fechada

Se no banheiro há algum azulejo quebrado ou qualquer outro defeito, arrume-o o quanto antes e coloque um espelho na porta. Ele ajuda a refletir as energias boas de volta para dentro do seu lar.

Elementos naturais

As plantas naturais purificam o ar e renovam as energias, por isso, são grandes aliadas do Feng Shui. Além disso, é preciso manter algo que represente diferentes elementos naturais (ar, água, madeira, terra e metal) em cada cômodo da sua casa. Neste caso, você pode utilizar representações como peças de vidro representando a água, uma luminária representando o fogo e peças de cerâmica representando a terra.

Viu como dá para manter a casa em equilíbrio e harmonia, com estilo e sofisticação? Para conferir mais dicas de decoração e descobrir como manter o seu lar em sintonia, é só continuar no blog da Otto House.

Fale com nossa equipe por onde preferir

Estamos prontos para te ajudar

Fale conosco
por WhatsApp!
Fale conosco
por WhatsApp!