Ligar: (47) 3034-9600
  1. Página Inicial
  2. Blog
  3. Como trazer o estilo escandinavo para dentro de sua casa
Buscar
no blog
Categorias
de posts
BLOG
Publicado em 29.08.2019

Como trazer o estilo escandinavo para dentro de sua casa

Simplicidade, beleza e bem-estar. Estas são características que muita gente procura na hora de escolher os itens que irão compor a decoração do seu lar. Se você prefere móveis com traços leves, cores neutras e peças que prezam pelo conforto, pode até não parecer, mas há um estilo de decoração bem definido por detrás dessas decisões. Com dicas simples e práticas, descubra como trazer o estilo escandinavo para dentro de sua casa.

A Escandinávia é uma região ao norte da Europa, que compreende os países nórdicos Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia. Em função do clima frio, intuitivamente os moradores da região transformam suas casas em verdadeiros ninhos de conforto e aconchego e este estilo próprio se espalhou pelo mundo.

O estilo escandinavo é marcado por uma visão clean e minimalista, que traz pontos de sofisticação específicos. Cada detalhe do imóvel, das paredes aos objetos decorativos, é pensado de forma simples, mas requintada, o que representa um prato cheio para decoradores e arquitetos. Mesmo quem não é especialista na área, contudo, consegue transformar o seu lar em uma verdadeira residência europeia.

Cores neutras

A paleta de cores do estilo escandinavo é basicamente composta por branco, cinza, off-white, nude e bege. Parece simples demais, mas ao simplificar nas cores de móveis e paredes, você terá mais liberdade para colorir a casa com itens decorativos. 

Esta escolha de cores reflete muito a realidade dos países nórdicos, já que durante o inverno as noites são mais longas e a incidência de luz é menor. Por essa razão, o quanto mais clara for a sua casa, mais luz você terá nos ambientes internos.

Escolha dos móveis

O estilo escandinavo prioriza materiais quentes, como a madeira, que têm a capacidade de deixar a decoração com um ar clássico e confortável. Geralmente são peças com cortes retos e elegantes e entre as opções mais usadas estão o pinho, acre, faia ou carvalho, na versão envernizada ou na cor branca.

Decoração minimalista

É geralmente nos itens decorativos que o estilo escandinavo ganha sofisticação e requinte. Peças como quadros e luminárias seguem o estilo moderno e elementos como plantas naturais trazem mais vida e luz ao ambiente. Para quebrar a predominância do branco, elementos decorativos podem ganhar um pouco de cor, mas geralmente em tonalidades neutras e clássicas.

  • Quadros: a forma mais comum de organizá-los, seguindo o estilo escandinavo, é posicioná-los no chão, encostados à parede. Se você não gosta deste tipo de disposição, contudo, pode criar composições, intercalado molduras em branco e preto.
  • Plantas naturais: responsáveis por um splash de cor no ambiente, flores, galhos e folhagens são elementos obrigatórios para renovar o ambiente e criar uma conexão com a natureza.

Cerâmica: outro elemento bastante usado no estilo escandinavo, traz uma pegada rústica e combina com com a influência nórdica dos países europeus.

Iluminação natural

Janelas grandes e cortinas leves, que permitem a entrada de luz, são elementos marcantes da decoração escandinava. Se o ambiente não conta com muitos pontos de iluminação natural, é preciso caprichar em luminárias com lâmpadas brancas e potentes

Como parte da decoração, luminárias costumam aparecer trazendo um toque de modernidade, com um estilo retrô e fios à mostra, por exemplo. 

Conforto em todos os ambientes

O ato de receber faz parte do estilo escandinavo. Por essa razão, as famílias procuram tornar seu lar o mais confortável possível, para que todos possam se sentir em casa. A estética do conforto é refletida no uso de colchas, mantas, tapetes e almofadas, que criam a sensação de aconchego. Geralmente, as peças seguem a linha de tecidos naturais, como a lã, o linho, o algodão e as peles. 

Agora que você já sabe como trazer para dentro de casa um pouco do estilo escandinavo, que tal encontrar um lar que reflita este conceito também na arquitetura e design? Temos certeza de que você pode encontrar opções que se encaixam perfeitamente no seu estilo. Para saber mais, entre em contato com a Otto House

Compartilhe agora:
Publicado em 06.01.2020
Feng Shui na sua casa: técnicas para harmonizar o seu lar
Já pensou em começar o novo ano com seu lar em completo equilíbrio e harmonia? É o que todos querem, não é mesmo? Pois existe uma arte milenar que...
Publicado em 19.12.2019
Vantagens de um imóvel com pé direito alto
Você sabe qual é o pé direito do seu imóvel? Esta característica refere-se à altura entre o piso e o teto da sua casa ou apartamento. A altura padrão...
Publicado em 28.11.2019
Como utilizar mármore na decoração do seu lar
Quer sofisticação, bom gosto e elegância na decoração do seu lar? O mármore é um elemento que une todos estes traços, aliado à funcionalidade. Por ser um material natural
Publicado em 29.10.2019
As principais tendências de cores para 2020
Todos os anos surgem novas tendências de moda e decoração. São propostas de estilo, design e perspectiva que costumam surpreender e cair no gosto popular. Entre linhas inovadoras e modernas ou simples e tradicionais, há...
Publicado em 24.09.2019
Dicas para você acertar em cheio na decoração do seu primeiro imóvel
Qualquer pessoa que acabou de se mudar para a casa nova quer ter a liberdade de criar um espaço com a sua cara. As opções são inúmeras e mesmo que você...
Publicado em 23.07.2019
Tendências em revestimentos para você inovar
De tempos em tempos bate aquela vontade de dar uma cara nova para os ambientes do seu lar, não é mesmo? Quer saber como transformar sua casa tornando-a mais...
Comentários sobre este conteúdo
Assine nossa
Newsletter:
Fale conosco
por WhatsApp!