Ligar: (47) 3034-9600
  1. Página Inicial
  2. Blog
  3. Tecnologia e segurança: o que levar em consideração?
Buscar
no blog
Categorias
de posts
BLOG
Publicado em 10.09.2019

Tecnologia e segurança: o que levar em consideração?

A segurança costuma ser um dos fatores que mais pesa na hora de comprar um imóvel. Afinal, todo mundo quer se sentir seguro e tranquilo em seu próprio lar, não é mesmo?

Para avaliar muito bem o seu apartamento dos sonhos, fatores como localização, vizinhança e acesso a estabelecimentos e serviços são bons parâmetros, mas existe outro pilar intimamente ligado ao seu bem estar: a tecnologia. Entenda como tecnologia e segurança tornaram-se grandes aliadas e descubra quais fatores considerar antes de comprar seu imóvel.

Pontos fracos

Aproximadamente 90% das ocorrências em condomínios têm início na porta da frente. Ou seja, é por meio dela que pessoas mal intencionadas conseguem fácil acesso às áreas internas do seu prédio. Esta perspectiva, apresentada pelo Gustavo Hiendlmayer, diretor da empresa Consis, resume bem o principal gargalo da segurança em empreendimentos prediais.

A Consis desenvolve projetos de segurança eletrônica personalizados que oferecem gestão, qualidade e tecnologia de ponta. De acordo com Gustavo, um dos principais fatores que garante segurança a condomínios e apartamentos é o controle de quem entra e sai. E muitas vezes este controle existe, mas há falta de gestão.

“Acontece muito de um morador permitir o acesso de estranhos ao condomínio. O controle fica bastante comprometido quando não há uma ferramenta de apoio e por essa razão muitos empreendimentos estão investindo na tecnologia”, explica.

De acordo com o diretor da Consis, dependendo do tamanho do empreendimento, o ideal é ter uma portaria mista, com recursos tecnológicos e auxílio de um profissional presencial. “O profissional está ali para trâmites de rotina, como receber encomendas, por exemplo. É uma pessoa de suporte. Todo o monitoramento, contudo, é feito remotamente por meio da tecnologia. Dessa forma, todo o sistema de segurança funciona de maneira bem mais assertiva”.

Considerando tal cenário, se você está em busca de um apartamento é importante avaliar fatores como a tecnologia empregada na portaria do prédio, nas principais entradas e portas de acesso e nas áreas comuns do empreendimento.

Conheça a tecnologia existente

Ao pensar em segurança, é importante que você conheça a tecnologia que vai garantir a sua tranquilidade e bem-estar. O sistema conhecido como portaria inteligente, por exemplo, limita o acesso aos empreendimentos, liberando apenas a entrada de pessoas previamente cadastradas. No caso de visitas, ao tocar o interfone a pessoa é direcionada para uma central, que libera a entrada apenas com a confirmação do morador.

Em determinados empreendimentos, é possível também programar a entrada de prestadores de serviço, como motoristas ou diaristas. A verificação da identidade da pessoa costuma ser feita por meio da digital e pela leitura de câmeras de segurança.

Com a aplicação de recursos de gestão de acesso, por sua vez, é possível verificar quem entrou no prédio em determinado horário, quem permitiu o acesso de pessoas estranhas ao empreendimento ou quem deixou portas abertas, facilitando a entrada de outras pessoas. 

Além destes recursos e da utilização de proteção perimetral, que envolve a instalação de barreiras físicas, a inteligência tecnológica e automação também contribui positivamente para um sistema de segurança assertivo, sem que moradores tornem-se reféns da tecnologia. 

Sensores avisam, por exemplo, quando caixas d’água e cisternas estão com baixo nível de abastecimento e possibilitam a programação da abertura de lixeiras em horários compatíveis com o expediente de prestadores de serviços. São comodidades que a tecnologia oportuniza, para que ninguém precise ficar responsável por tais tarefas.

Inovações

De acordo com uma pesquisa da Markets and Markets, a indústria de soluções de segurança deve ultrapassar US$ 373 bilhões em vendas em todo o mundo até 2020. A velocidade dos avanços tecnológicos e da inovação acompanha este crescimento e inúmeras novidades estão surgindo no setor. Confira algumas delas.

  • Análise de vídeo inteligente: sistemas de monitoramento captam imagem e som dos ambientes monitorados e enviam os dados para um software analítico, que interpreta as informações em busca de ameaças.
  • Aplicativos: a possibilidade de acompanhar câmeras de segurança por meio de aplicativos em tablets e smartphones é uma forte tendência. A projeção é de 94% de aumento no acesso mobile a softwares de segurança nos próximos anos.

  • Reconhecimento facial: com o sistema, é possível registrar rostos e prever delitos, gerando maior segurança ao evitar perdas em ocorrências.
  • Convite virtuais: essa funcionalidade facilita muito a organização de festas e eventos. Os convidados receberão um convite com uma chave virtual e o acesso ao evento somente será liberado para eles com a apresentação desta chave.

Ao pesquisar e escolher seu apartamento, avalie bem suas opções e informe-se sobre os sistema de segurança do empreendimento. Dessa maneira, você poderá enfrentar a rotina do dia a dia com muito mais facilidade e tranquilidade. Se você quer saber mais sobre a tecnologia empregada em empreendimentos de Joinville, venha conversar com a Otto House. Nossos corretores estão preparados para tirar todas as suas dúvidas.

Compartilhe agora:
Publicado em 07.11.2019
5 principais vantagens de negociar com uma imobiliária
Se você está pensando em trocar de casa ou apartamento, já deve ter percebido que existe uma infinidade de opções online. São milhares de imóveis disponíveis para venda ou locação...
Publicado em 08.10.2019
Quando o aluguel vale a pena?
A necessidade da compra de um imóvel está enraizada nos hábitos de consumo da sociedade brasileira. Em 2013, uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao...
Publicado em 02.09.2019
Vantagens de comprar seu imóvel com a Otto House
A procura por um imóvel representa muito mais do que uma simples compra. Independentemente do motivo que levou você a trocar de casa ou apartamento, esta é uma decisão...
Publicado em 13.08.2019
5 dicas para negociar a compra ou venda do seu imóvel
Na hora de vender ou comprar um imóvel, geralmente ambas as partes têm uma média de valores na cabeça. Quem quer vender sabe o quanto vale seu imóvel e...
Publicado em 06.08.2019
Vizinhança segura? Saiba como garantir segurança ao comprar um imóvel
Todo mundo que pensa em comprar um imóvel busca pela casa ou apartamento dos sonhos, não é mesmo? Boa localização, tamanho ideal e acesso a facilidades são alguns aspectos considerados. Há...
Publicado em 09.07.2019
10 fatores que valorizam o seu imóvel
Muitas pessoas encaram a compra de um imóvel como um investimento. Além de representar um importante bem material, esta conquista pode render ótimos retornos financeiros. Mas como...
Comentários sobre este conteúdo
Assine nossa
Newsletter:
Fale conosco
por WhatsApp!