Voltar ao site

10 razões para você começar a investir no mercado imobiliário

Pense na pessoa mais economicamente bem sucedida que você conhece: existe uma grande chance de ela estar inserida no mercado de investimentos imobiliários.

Quem planeja o futuro precisa buscar maneiras rentáveis e duradouras de fazer dinheiro e a compra, venda ou aluguel de imóveis pode ser a estratégia perfeita. Se você possui capital parado, vamos lhe dar 10 razões para começar a investir no mercado imobiliário.

1.Investimento relativamente seguro

Investir é sempre um risco, mas quando você investe no mercado imobiliário corre um risco menor. No mercado de ações, por exemplo, existem vários fatores (econômicos, políticos, sociais, ambientais) que podem impactar o seu rendimento. Enquanto isso, o mercado de imóveis possibilita muito mais controle sobre os seus bens e, consequentemente, sobre o seu dinheiro.

Uma propriedade é uma posse tangível e além monetizá-la você consegue valorizar o seu capital investido sem fazer muito esforço.

2. Valorização garantida

De acordo com dados do Índice FipeZap, no mês de abril o preço de imóveis residenciais à venda subiu 0,14%, o que representa um avanço parcial de 0,38% em 2019. E a tendência é que esses valores continuem crescendo. Isso significa que se você tem um imóvel hoje, amanhã ele estará valendo mais.

Um bom investidor não conta com a sorte e avalia muito bem onde investir. Fatores como localização e crescimento urbano, por exemplo, são bastante relevantes. E é claro que situações inesperadas podem acabar desvalorizando um imóvel. Acontece que, a longo prazo, a valorização é praticamente garantida.

3. Alta liquidez

Imprevistos acontecem e você pode passar por situações nas quais precisará de dinheiro na mão, pra ontem! Por essa razão, é importante optar por modalidades de investimentos com alta liquidez e o mercado imobiliário é uma delas.

Este é um patrimônio que pode ser vendido e transformado em dinheiro quando você quiser. E mesmo que o mercado passe por instabilidades, é sempre possível encontrar um comprador para um imóvel quando há necessidade iminente.

4. Mercado em alta

De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o ano de 2018 fechou com um aumento de 30% na compra e construção de imóveis, em comparação com o ano anterior. Índices da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por sua vez, mostram 30,1% de aumento nos lançamentos residenciais no primeiro trimestre de 2018 e 23% de aumento nas vendas, em relação ao mesmo período de 2017.

Depois de muita instabilidade, o mercado imobiliário parece estar consolidado e os números apontam para o crescimento. Este pode ser o momento certo para investir.

5. Crescimento do mercado de luxo

Muitas pessoas que investem no setor imobiliário concentram suas ações no mercado de imóveis de luxo e para elas a notícia também é boa. De acordo com dados do Sindicato da Habitação (Secovi), o segmento cresce a um ritmo de 20% ao ano e foi impulsionado (nos últimos anos) pela queda da taxa básica de juros Selic.

As construtoras já se prepararam para investir no setor e novos empreendimentos devem sair do papel em 2019.

6. Possibilidade de diversificar o portfólio

Em qualquer negócio, é muito arriscado apostar todas as suas fichas em um investimento isolado. A boa notícia é que o mercado imobiliário permite a ampliação da sua carteira de investimento de maneira muito fácil. Diversificar é essencial e garante que pelo menos parte de seus investimentos tenha sempre um bom desempenho.

7. Benefícios fiscais

Ao investir no mercado imobiliário, você pode obter deduções fiscais sobre juros de financiamentos, seguros, impostos sobre a propriedade e depreciação do imóvel. E estes são apenas alguns benefícios fiscais que você pode aproveitar por meio de investimentos imobiliários.

8. Cobertura da inflação

No setor imobiliário, o valor das parcelas da compra de uma casa ou apartamento, o valor de aluguéis e outras transações de mercado são atualizadas pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC). Esta é uma espécie de índice de inflação de preços da construção civil e com ele você consegue proteger o seu investimento.

9. Possibilidade de renda passiva

Esta é uma das principais razões que levam pessoas a investirem no mercado imobiliário. A possibilidade de gerar renda por meio de um patrimônio é atrativa e permite que o investidor possa ampliar sua receita mensal sem muito esforço. Tudo o que você precisa fazer é optar pelo aluguel ou revenda do imóvel. É claro que cada uma dessas decisões exige atenção especial, mas o investimento a longo prazo costuma compensar.

10 Crescimento do seu fluxo de caixa

Consequentemente, com mais dinheiro entrando você será capaz de projetar novos investimentos ou adquirir outros bens. Geralmente, a renda gerada a partir do investimento imobiliário é suficiente para compensar o pagamento de parcelas, impostos e taxas, com ganhos substanciais.

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário e conhecer imóveis em Joinville? Entre em contato com a Otto House aqui. Estamos preparados para atendê-lo da melhor forma.

Fale com nossa equipe por onde preferir

Estamos prontos para te ajudar

Fale conosco
por WhatsApp!
Fale conosco
por WhatsApp!