Voltar ao site

10 Curiosidades incríveis sobre Joinville

Joinville, a cidade dos Príncipes, das Flores e das Bicicletas, possui uma herança histórica que possibilita um mundo de costumes e curiosidades fascinantes. A cidade é considerada um recanto cultural em Santa Catarina. Confira 10 curiosidades incríveis sobre uma das maiores cidades do estado.

 

Com uma população total de 577.077 habitantes (IBGE), Joinville, que é a mais populosa do estado, ainda preserva as tradições da colonização alemã com muito carinho. Atualmente, também é a única cidade fora da Rússia a possuir uma unidade do Balé Bolshoi.

 

  1. Chove muito em Joinville

 

Também conhecida como Chuville, Joinville se destacou como a cidade onde há menos dias de sol no país, segundo uma pesquisa do Portal G1 de 2014 . Não se esqueça do guarda chuva!

 

2.Maior polo industrial do estado

 

Mesmo com todo o apelo cultural, Joinville é o maior polo industrial do estado e com o maior maior PIB de Santa Catarina. A cidade é referência para as indústrias metalmecânica, de tecidos, de alimentos, softwares, eletrodomésticos, computadores e máquinas.

 

  1. Tradição da Cerveja

 

Joinville é a cada de diversas cervejarias conhecidas nacionalmente. Na cidade, a variedade de sabores e estilos é garantida.

 

  1. Culinária Alemã

 

A herança dos imigrantes alemães em Joinville pode ser vista principalmente na gastronomia! O chineque (variação do pão doce), rollmops (peixe em conserva), cuca e orelha de gato (ou cueca virada), são algumas das iguarias encontradas por aqui.

 

  1. Animais famosos

Os filhotes de capivaras nas margens do Rio Cachoeira são os animais mais comuns da cidade. Outro animal bastante conhecido é um jacaré nomeado carinhosamente de Fritz, também morador do rio.

 

  1. Praia e mangue

A natureza de Joinville é exuberante. O bairro Espinheiros é cercado pelo manguezal e, seguindo na direção nordeste, você chega até a praia do Vigorelli.

 

  1. Possui uma festa dedicada às flores

Por conta da abundância de flores na cidade, Joinville promove a Festa das Flores, patrimônio histórico, artístico e cultural do estado, que atrai milhares de visitantes anualmente.

 

  1. Museus

 

Como forma de valorização da cultura, Joinville possui mais de 10 museus. Entre eles, os mais conhecidos são: Museu dos imigrantes, Museu de arte, Museu da bicicleta, Museu Nacional do Corpo de Bombeiros, Estação da Memória, Museu casa Fritz Alt e o recente Instituto Internacional Juarez Machado.

 

  1. Vocabulário Próprio

 

Como toda cidade, Joinville possui um vocabulário próprio muito diversificado. Palavras como “zarco” (ônibus), “zica” (bicicleta), “égua” (espanto/admiração), “bobiça” (bobeira), entre outras, são algumas das mais faladas pelos nativos.

 

  1. 2ª melhor cidade para se viver no Brasil

 

De acordo com pesquisa divulgada pelo Jornal A Notícia (2015), Joinville foi apontada como a 2ª melhor cidade para se viver no Brasil. Foram avaliados critérios como saúde, educação, mobilidade digital e mercado de trabalho.

 

Parceira de Confiança

 

A Otto House atua no mercado imobiliário de Joinville e região há mais de 22 anos, sempre comprometida em encontrar a melhor solução em moradia ou investimento para cada cliente. Por isso, se você procura um imóvel em Joinville, fale com quem tem experiência no assunto.

 

Clique aqui e saiba mais sobre nós.

Fale com nossa equipe por onde preferir

Estamos prontos para te ajudar

Fale conosco
por WhatsApp!
Fale conosco
por WhatsApp!