Voltar ao site

Trocar de imóvel no fim de ano é uma boa ideia?

O final do ano está chegando e você ainda não colocou em prática seus planos de trocar de imóvel. Será que ainda dá tempo? Para quem está estudando a possibilidade de comprar uma casa ou apartamento há algum tempo, trocar de imóvel no fim de ano pode ser um ideia vantajosa sim. Descubra o porquê.

Balanço positivo e condições especiais

Para fechar o ano com estoque reduzido, saldo positivo e índices favoráveis, algumas construtoras oferecem descontos e condições especiais de pagamento no fim de ano. Isso acontece principalmente entre empresas de capital aberto, já que estas precisam alcançar determinadas metas e mostrar bons resultados aos seus acionistas.

O cenário, neste caso, é favorável ao comprador, mas é preciso ter cautela para não cair em uma cilada. Descontos e brindes podem favorecer o fechamento de negócios, mas não devem ser o fator prioritário na decisão de compra de um imóvel. Por isso, tais condições são ideais para quem já estava de olho em uma casa ou apartamento, mas podem não ser tão boas para quem está começando a sua pesquisa.

Mais dinheiro em caixa

Muitas empresas também lançam condições especiais de olho no 13º salário e você pode se beneficiar deste cenário. Se já está planejando comprar um imóvel, pode ser vantajoso para você investir a parcela como parte da entrada em um negociamento

Melhores opções de pagamento facilitam a negociação em qualquer época do ano, mas, motivadas por resultados favoráveis, construtoras podem criar condições ainda melhores nos meses de novembro e dezembro.

Menores taxas para crédito imobiliário

Para quem busca um financiamento imobiliário, o momento pode ser ainda mais vantajoso. Especialistas apontam que a taxa cobrada de quem busca crédito imobiliário pode alcançar o menor nível da história entre o final de 2019 e o início de 2020. A previsão de redução acompanha as quedas da Selic e parte do mercado financeiro prevê que até o final de 2019 esta taxa caia para 5% ao ano.

O setor estima que a redução de cada ponto percentual irá representar um desconto de 7% a 8% em parcelas de financiamento, o que acaba tornando-as mais acessíveis a muitas famílias. 

Além disso, a Caixa Econômica Federal anunciou redução de até um ponto percentual em taxas de juros para financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE). A partir da mudança, a menor taxa passa a ser 7,5% ao ano e a maior 9,5% ao ano. Serão beneficiados contratos enquadrados no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), com recursos da poupança para imóveis até R$ 1,5 milhão, e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Atenção ao cenário internacional

Apesar do panorama favorável, a possibilidade de uma nova crise internacional poderia impactar o cenário econômico brasileiro. Com a perspectiva de um baixo crescimento econômico mundial, a taxa Selic no Brasil poderia voltar a aumentar, o que afetaria, consequentemente, as taxas do financiamento imobiliário. 

Para quem está de olho em imóveis e pensa em fechar negócio antes do final do ano, vale a pena acompanhar o desempenho da taxa Selic, avaliar suas opções financeiras e ficar de olho nas promoções e condições especiais anunciadas pelas construtoras. Se você já está em negociação, mas não tem pressa para fechar o contrato, esperar até o fim do ano para oferecer melhores opções de pagamento também pode ser uma boa ideia

Quer conhecer imóveis em Joinville e região? Então confira as casas e apartamentos no site da Otto House. Se você se interessar por um deles, é só entrar em contato com nossa equipe para agendar uma visita.

Fale com nossa equipe por onde preferir

Estamos prontos para te ajudar

Fale conosco
por WhatsApp!
Fale conosco
por WhatsApp!