Voltar ao site

Reuniões de Condomínio: é hora de parar de fugir

Sem dúvidas, as assembleias e reuniões são os fatores menos apreciados por quem mora em um condomínio. Prova disso é que poucos condôminos comparecem nas datas e horários marcados. Se você é assim, é hora de prestar atenção e entender porque esses encontros são importantes.

 

Um dos principais motivos para o baixo quorum é por conta da morosidade e até mesmo das possíveis brigas e confusões que podem ocorrer durante os encontros. Esses fatores acabam desmotivando os moradores, que, mesmo sabendo se tratar de reuniões que podem afetar de forma considerável suas experiências de moradia, se recusam a comparecer.

 

Porque você deve parar de fugir das reuniões de condomínio

 

Apesar de todo os problemas, a participação nas reuniões e assembleias é fundamental, uma vez que somente com a presença e interação de todos os condôminos, pontos realmente importante podem ser mudados, inclusive a maneira como essas reuniões são conduzidas.

 

Antes de faltar, pense que as reuniões de condomínio devem funcionar em um processo de cooperação pensando no bem comum. O condômino precisa estar ciente de que todas as discussões são de seu total interesse, além disso, representam o compromisso coletivo de morar em um condomínio repleto de outras famílias. Ao faltar, você acaba permitindo que uma situação que está sob sua responsabilidade, seja resolvida sem a sua opinião.

 

Com a falta da participação, o trabalho acaba caindo sobre o síndico ou empresa administradora, que por isso, muitas vezes não conseguem cumprir com suas funções. Porém, assim como o síndico, os moradores precisam estar dispostos a cumprirem com suas responsabilidades enquanto condôminos.

 

Como fazer com que as reuniões de condomínio sejam agradáveis?

 

Antes de tudo, você só vai realmente saber se a reunião foi boa quando comparecer. Uma reunião agradável segue a pauta de convocação, percorrendo exatamente os pontos que serão discutidos e não se alongando em assuntos irrelevantes. Além disso, garante o espaço de fala aberto para que todos opinem sobre os pontos a serem discutidos. Seu papel é estar presente para garantir que essas boas práticas sejam sempre respeitadas.

 

Que tal fazer diferente a partir de agora e participar das reuniões do seu condomínio? Assuma a sua responsabilidade e não se esqueça de que a forma como atuamos em nosso espaço de moradia é um reflexo do que também somos em sociedade.

 

Fale com nossa equipe por onde preferir

Estamos prontos para te ajudar

Fale conosco
por WhatsApp!
Fale conosco
por WhatsApp!