Voltar ao site

Decoração orgânica: a busca por um ambiente mais funcional e um mundo melhor

De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética, o consumo de energia elétrica no Brasil aumentou 1,1% no último ano. Entre 2016 e 2017, a geração per capita de resíduos sólidos urbanos no país cresceu 0,48%. Segundo dados do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por itens feitos de plástico... A urgência para a mudança é evidente! E o setor de arquitetura e decoração de interiores já percebeu a necessidade de fazer a sua parte.

Objetos funcionais e elementos de construção aliados a uma ideia sustentável estão cada mais presente em mostras e projetos pelo mundo. E o conceito de decoração orgânica está começando a aparecer também na casa das pessoas.

Mais energia da natureza para a natureza

Problemas causados por crises energéticas impactam milhares de pessoas pelo mundo e outras milhares têm estudado soluções para contornar esse desafio. Uma delas é o designer holandês Ermi van Oers, que criou uma lâmpada que usa plantas para produzir eletricidade. A Living Light acende utilizando a energia produzida no processo de fotossíntese e por mais futurista que essa ideia possa parecer, ela já é realidade. O sistema, baseado na energia microbiana, já está sendo utilizado na iluminação de parques em cidades como Roterdão, na Holanda.

Outra iniciativa do design pensada para ambientes mais sustentáveis vem de Dubai, com uma luminária transparente que promete nutrir ambientes aumentando a vida de plantas e tornando esses espaços mais agradáveis para humanos. O segredo está na combinação entre cúpulas de vidro soprado e lâmpadas RWB, que emitem tons de vermelho, branco e azul.

Inspiração e utilização de elementos que vêm do meio ambiente

Se em alguns projetos a inspiração vem da natureza, em outros, elementos naturais fazem parte da composição de itens decorativos e funcionais. Após uma pesquisa sobre possíveis usos para o micélio, a parte vegetativa dos fungos, um designer de Londres desenvolveu uma coleção de luminárias de mesa utilizando o material como alternativa aos sintéticos.

O suporte e a base são feitas de metal e a parte superior usa os micélios, iluminados por uma fonte de luz que vem de baixo.

Aproveitamento de resíduos na decoração orgânica

Uma forma eficiente e funcional de reduzir a quantidade de dejetos produzidos no mundo é reutilizá-los em projetos inovadores, capazes de solucionar problemas específicos. Peças sofisticadas que parecem mármore, por exemplo, podem ajudar a diminuir a quantidade de plástico nos oceanos. Esta iniciativa cria maçanetas fabricadas com plástico retirados do mar e, além de ser uma opção ecologicamente correta, ajuda a arrecadar dinheiro para organizações sem fins lucrativos.

Já em outro projeto, um tipo de material sustentável foi criado a partir do mármore mesmo, só que utilizando as sobras do corte de peças puras (como pó, lascas e pedaços de lajes quebradas). O Altrock leva em sua composição 87% de materiais reciclados e os outros 13% são feitos de resina, usada ​​para unir o material de forma durável.

Esses projetos unem funcionalidade, beleza, tendências e consciência ambiental. Na hora de planejar a decoração de sua casa, que tal pensar de forma sustentável? Considere elementos de decoração orgânica e torne o seu ambiente mais harmônico para você e para o mundo.

Fale com nossa equipe por onde preferir

Estamos prontos para te ajudar

Fale conosco
por WhatsApp!
Fale conosco
por WhatsApp!