Ligar: (47) 3034-9600
  1. Página Inicial
  2. Blog
  3. Águas de Março: como proteger sua casa contra os perigos da chuva
Buscar
no blog
Categorias
de posts
BLOG
Publicado em 06.03.2019

Águas de Março: como proteger sua casa contra os perigos da chuva

Com a chegada de março, você já sabe o que te espera pela frente: as famosas chuvas de fim de verão. Com as águas de março batendo à porta, a melhor coisa a ser feita é preparar sua casa para se proteger contra as consequências da chuva. Confira algumas dicas e proteja-se!

 

De acordo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Joinville, também conhecida como “a cidade da chuva”, havia sido a cidade onde o Sol menos apareceu em todo o Brasil durante o ano de 2013, com apenas 116 dias de Sol, o que queria dizer que, por 249 dias, os moradores conviveram com nebulosidade ou chuva. As razões para explicar porque chove tanto em Joinville ficam por conta da localização latitudinal, a localização geográfica e a malha hidrográfica.

 

Com o volume de chuvas ultrapassando todos os recordes para o período nos últimos meses, especialmente em Joinville, algumas medidas emergenciais e outras a longo prazo devem ser tomadas para proteger sua casa das inundações e tragédias decorrentes das enchentes.

 

Vamos às dicas!

 

Atitudes emergenciais

 

Ações para fazer agora mesmo e evitar problemas maiores quando a chuva chegar.

 

1- Limpe as calhas e demais canais de vazão da chuva. Galhos e folhas acumulados podem entupir os ralos e represar a água.

 

2- Desobstrua os bueiros e bocas de lobo próximos de sua casa. Este serviço é obrigação da rede pública, mas não custa ajudar.

 

3- Não jogue lixo na rua ou deixe os sacos acumulados na calçada. Eles podem ser arrastados e contribuir para o entupimento das redes de esgoto.

 

4- Verifique o telhado. Sujeira em excesso, telhas desencaixadas ou quebradas são sinais de goteira.



Plano de prevenção

 

Coloque essas tarefas no planejamento futuro da construção ou reforma da sua casa e na hora de visitar possíveis imóveis e terrenos para compra. Além disso, antes de construir, procure se informar sobre as condições da região com moradores e com profissionais da área. Analise o grau de declividade do terreno e a proximidade de áreas de risco - beira de rios, córregos ou morros onde já tenham ocorrido deslizamentos



1- Se a casa estiver em um declive , construa muros de arrimo para dar maior estabilidade e evitar deslizamentos.

 

2- Em áreas de rios e córregos, construa a casa a, pelo menos, 30 metros de distância das margens para facilitar a drenagem. Nesses casos, edificações sobre palafitas ou com laje acima do nível do solo também são indicadas caso haja transbordamento.

 

3- Instale drenos e canaletas ao redor da casa para desviar a água da chuva para uma área distante ou para um reservatório.

 

4- Nas áreas externas, não impermeabilize o solo com cimento. Se possível, mantenha uma área verde no terreno e opte por pisos drenantes , que ajudam no escoamento da água.

 

5- Caso o terreno já seja muito impermeabilizado, construa “piscininhas”, para reter a água da chuva. Desta forma, ela poderá ser reaproveitada e não causará estragos.

 

6- Instalar uma manta de alumínio logo abaixo do telhado ajuda a conter e direcionar as águas para a calha, caso elas passem pelas telhas.

 

Imóvel seguro

 

Apesar da chuva ser uma ocorrência da natureza, com a ajuda da tecnologia é possível se preparar para não sofrer as consequências ruins desse fenômeno meteorológico. Além disso, na hora de negociar a compra da sua casa ou terreno, conte com as informações fornecidas pela imobiliária para atestar a compra de um imóvel seguro para o seu futuro lar.

 

A Otto House atua no mercado imobiliário de Joinville e região há mais de 22 anos, sempre comprometida em encontrar a melhor solução em moradia ou investimento para cada cliente. Por isso, se você procura um imóvel em Joinville, fale com quem tem experiência no assunto.


Clique aqui e saiba mais sobre nós.

Compartilhe agora:
Publicado em 20.03.2019
Especialista aponta fatores que podem aumentar o valor do seu imóvel
Seja no mercado residencial ou comercial, a expectativa é que 2019 seja um ano otimista para o mercado imobiliário. Com expansão do crédito e aumento da confiança,...
Publicado em 13.03.2019
4 dicas de como calcular o valor do imóvel para venda
Se você pretende vender um imóvel, certamente seu principal objetivo é avaliar certo e para vender vender rápido. Com isso, surge a dúvida de como calcular corretamente...
Publicado em 27.02.2019
Por que negociar um imóvel com uma imobiliária?
A compra ou aluguel de um imóvel é sempre um assunto delicado. Afinal, é uma escolha que além de um alto custo financeiro, também envolve diversos aspectos...
Publicado em 22.02.2019
3 dicas que você precisa saber antes de anunciar seu imóvel em uma imobiliária
Com tantas opções de imobiliárias no mercado, é preciso estar informado na hora de anunciar seu imóvel. Seja venda ou aluguel, conte com uma parceria de confiança...
Publicado em 11.02.2019
Público que deseja morar sozinho recebe atenção do mercado imobiliário
O que antes parecia ser uma exceção, agora virou uma tendência. Os imóveis para quem mora ou deseja morar sozinho estão se popularizando e entraram na mira...
Publicado em 07.02.2019
4 motivos para morar em Joinville
Muitas pessoas consideram Joinville um recanto cultural em Santa Catarina. A cidade, que é a mais populosa do estado, com uma população total de 577.077 habitantes (IBGE),...
Comentários sobre este conteúdo
Assine nossa
Newsletter:
Fale conosco
por WhatsApp!